segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pedofilia: "O perigo ronda a sua casa"- parte 1

"Criança não se aproxima de monstros. O pedófilo é dócil, aproxima-se e ganha a confiança da família até chegar à vítima", diz Elias Pinho
 

Por Eliz Moura


"Até 87% dos casos de abuso sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil são praticados dentro do ciclo familiar e/ou no ambiente doméstico. Apenas 13% são registros praticados por pessoas estranhas". A revelação foi feita por Elias Pinho, promotor criminal da Comarca de Aracaju, atuando na 11ª Vara Criminal, em atenção aos grupos vulneráveis, que abrangem mulheres, crianças, adolescentes e idosos. O Brasil é o 7° país no ranking de acessos aos sites de pedofilia, revela André Costa dos Santos, delegado da Política Federal de Sergipe.

Além do promotor Elias Pinho e do delegado André Costa, participaram a delegada da Polícia Civil Georlize Teles, a educadora e deputada estadual Ana Lúcia Vieira (PT/SE) e o Sub-defensor Geral do Estado Jesus Jairo Lacerda,  numa mesa redonda com jornalistas e convidados, debatendo o aumento dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, no Brasil e em Sergipe, na noite da quinta-feira (19), durante a realização da sabatina da 22ª edição do NósnoCabaré.comConvidados.

Elias Pinho revela estatísticas estarrecedoras. "No Brasil, 39% dos casos de abuso sexual contra vítimas de até 18 anos incompletos são praticados pelos pais; 29% são praticados pelos padrastos; 6%, por tios e primos; somente 13% são de autoria de pessoas estranhas ao grupo familiar".

Crime

"Não existe o crime de pedofilia. Existe a figura do pedófilo, que desenvolve interesse sexual por pessoas que não têm idade suficiente e ainda não estão fisiologicamente maduras para o ato sexual", explicou a delegada Georlize. "Todo pedófilo é um criminoso, um abusador. Mas, nem todo abusador é pedófilo", esclareceu.

Segundo o promotor público, na 11ª Vara Criminal de Aracaju, cerca de 100% dos casos de estupros absolutos de vulneráveis se encaminham para a condenação do réu. Nos casos de estupro relativo de vulnerável, considerado ato sexual consentido e com conhecimento dos pais, envolvendo namoros entre menores e maiores de pouca idade, entre 18 e 19 anos, a promotoria encaminha pela absolvição. Quando o estupro relativo se dá entre menor e maior de idade avançada, mesmo consentido, o caso segue para condenação do agressor. Em conformidade com o artigo 217º do Código Penal, a pena prevista para estupro de vulnerável é de 8 a 15 anos de prisão.

Elias Pinho atribuí o alto grau de resolutividade nos casos de estrupo absoluto de vulneráveis em Aracaju ao uso do depoimento especial, ou assistido por psicólogos, evitando a revitimização. Segundo ele, a promotoria, juízes, advogados assistem aos depoimentos dos menores por meio de videoconferência.


O promotor informa ainda que, segundo dados do SIPIA - Sistema Nacional de Pesquisa e Tratamento de Garantias e Defesa dos Direitos Fundamentais Preconizados no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, de janeiro de 2009 a 11 de maio de 2011, Sergipe registrou 386 abusos sexuais contra meninos e 415 contra meninas. Elias Pinho lamenta que Sergipe seja o único estado brasileiro a não ter Juizado Especial da Violência Doméstica Contra Mulher.

Social

A deputada estadual Ana Lúcia Vieira (PT/SE) alerta para estratificação social que impõe diferenças marcantes nas estatísticas dos crimes contra crianças e adolescentes. "Os casos de abusos sexuais acontecem em todas as camadas sociais. Já os casos de exploração sexual se concentram com maior efetividade nas camadas mais pobres pela necessidades de adquirir os alimentos e/ou de ajudar no sustento da família. Em Sergipe, 60% da população vivem em situação de pobreza. As classes alta e média são minorias.", diz.

 “É preciso que a sociedade tenha coragem para se indignar quando assistir um cidadão(ã) se interessar por uma criança de 12 anos e pagar R$ 10 para saciar seus desejos sexuais", protestou Georlize. "Quem deita com uma menina de apenas de 9 ou 12 anos, deita com quem conhece o diabo. E, se eu for a delegada, irá conhecer o inferno, porque o mandarei para o presídio", desabafou. 

PARTE 2 EM INFORMAÇOES 
FONTE: NEnoticias

PEDOFILIA É CRIME,DENUNCIE.DISQUE100!

Um comentário:

  1. Mundo muito cruel o nosso, doe saber que nós mães corremos este risco sempre com nossos filhos... Como bem diz na abertura do seu blog um pedófilo pode morar ao meu lado!
    Suas matérias apesar de tristes nos ajuda a atentar para esta verdade oculta que nos assombra.

    Maria de Fatima

    ResponderExcluir